Meu nome é Olívia Fraga, gosto de ler e é só isso que você precisa saber.
 
  * olifraga@gmail.com
Longe do NirvanaTudo bem que eu costumo ouvir de v...
A quintessência do passatempo literárioEntão é iss...
Calma, eu sou normalAntes que me perguntem se meu ...
Momentos de raivaTive gana de fazer um escândalo h...
Páscoa e pipocaFeriados provocam uma overdose de t...
Lobão falou, Lobão avisouJá vivi alguns momentos i...
Chico Buarque é (in)TOCÁVELparte IV: concordâncias...
Chico Buarque é (in)TOCÁVELparte III: Sobre Budape...
Chico Buarque é (in)TOCÁVELparte II: desconstruind...
Chico Buarque é (in)TOCÁVELparte I: as verdadeiras...
 
 
 
  * outubro 2004 * novembro 2004 * fevereiro 2005 * março 2005 * abril 2005 * julho 2005 * agosto 2005 * novembro 2005 * março 2006 * julho 2006 * agosto 2006 * setembro 2006 * outubro 2006 * novembro 2006 * dezembro 2006 * janeiro 2007 * fevereiro 2007
 
  * Só Aborrecimento
* Chão
* Desagradável
* No Mínimo
* Jesus, Me Chicoteia




segunda-feira

Minczuk é rei

Senti-me ligeiramente vingada neste domingo, ao ler reportagem de Daniel Piza sobre o "maestro número um do Brasil", Roberto Minczuk. A matéria tá babando sobre ele, chega a criar um certo desconforto (expõe-se que os músicos da Osesp preferem trabalhar com Roberto ao invés de John Neschling - tudo bem que isso não é novidade...), mas confesso ter sorrido por dentro quando o regente falou: "somos todos [ele e sua família] evangélicos, por tradição e convicção".

Exatos sete dias atrás, o Estado publicou um dossiê sobre a Igreja Católica que pingava veneno - sem assumir riscos, seus repórteres vestiram mais uma vez a carapuça do preconceito e escreveram absurdos, senão inverdades, a respeito do comportamento dos evangélicos. Eles assumem de antemão que somos todos iguais, ignorantes, imbecis, acéfalos, pobres e explorados. E afinal, não era para ter falado sobre a Igreja Católica? Como jornalista e evangélica, sem desejo de levantar bandeira pra ninguém a princípio, me sinto ultrajada com esses comentários sumários. É de uma leviandade absurda querer pregar a tolerância entre as raças, os credos e as torcidas de futebol, e esquecerem completamente do mínimo respeito que se deve ter com a religião dos outros. O tratamento ao candomblé deve ser parecido; só se enxerga o culto afro com olhos neutros quando há algum artista envolvido, algum Caetano Veloso querendo enaltecer à la Gilberto Freyre nosso sincretismo, nossa miscigenação. Fora isso, a imprensa acha tudo uma grande "macumba", "um transe coletivo".

Defendo o livre exercício de opinião em jornais - aliás, o fato de eu ler o Estadão prova isso, já que provavelmente ele é o único com algum resquício crítico no Brasil - mas nessas horas fico em dúvida se essa liberdade toda descamba para a falta de respeito.

2 Comments:

Blogger Juliana Zambelo said...

Passei pra dar uma lida e deixar um "oi". Tenho saudade de textos seus como esse :)
Queria que vc escrevesse mais, mas sei como é.

Beijos

1:40 AM  
Blogger Renata Gama said...

Oi, Olívia! Vc deve ter ficado triste com um comentário meu preconceituoso outro dia desses, q fiz sem saber q vc é evangélica. Mas quero q saiba q para mim aquele fora, apesar de tão desconcertante, foi bom e até necessário para que eu aprendesse mais uma lição nessa vida. Mudei depois daquilo. Mudei depois de te conhecer. Um grande abraço. Vc ganhou uma admiradora. Renata

12:46 PM  

Postar um comentário

<< Home

Design: Marcio Caparica