Meu nome é Olívia Fraga, gosto de ler e é só isso que você precisa saber.
 
  * olifraga@gmail.com
Oscar: give me some lovin'?Alguma coisa me dizia q...
November afternoonDesculpem, vim só para dizer que...
A descoberta de ClariceDemorei anos para conseguir...
Fina flor da biografiaAndo numa fase "música cláss...
Batutas e piruetasHavia lugares vagos na Sala São ...
Fé burraSou caso perdido. Não consigo largar certo...
Minczuk é reiSenti-me ligeiramente vingada neste d...
Longe do NirvanaTudo bem que eu costumo ouvir de v...
A quintessência do passatempo literárioEntão é iss...
Calma, eu sou normalAntes que me perguntem se meu ...
 
 
 
  * outubro 2004 * novembro 2004 * fevereiro 2005 * março 2005 * abril 2005 * julho 2005 * agosto 2005 * novembro 2005 * março 2006 * julho 2006 * agosto 2006 * setembro 2006 * outubro 2006 * novembro 2006 * dezembro 2006 * janeiro 2007 * fevereiro 2007
 
  * Só Aborrecimento
* Chão
* Desagradável
* No Mínimo
* Jesus, Me Chicoteia




sábado

Dos livros
Tenho feito leituras tortas. Começo um título, engato outro no meio, termino dois no mesmo dia. Ainda preciso fazer justiça ao Grande Sertão: Veredas (em breve, muito breve), mas por enquanto, lá vão duas ou três linhas sobre os mais marcantes:

  • Jacques Le Goff virou meu amigo há alguns anos, mas perdemos o contato e resolvi reencontrá-lo na obra Em Busca da Idade Média (Ed. Civilização Brasileira, 218 p.). Compilação de idéias trabalhadas ao longo de anos de pesquisa como medievalista, o livro é de 2003, e surgiu de uma série de conversas com Jean-Maurice de Montremy, jornalista e estudioso do tema. Vale como revisão historiográfica, reflexão intelectual, aprimoramento de estudos para quem já gosta do assunto.


  • Tom Wolfe continua fora da minha lista na categoria "romance". Seu Radical Chique (Ed. Companhia das Letras, 245 p.) reúne uma "introdução teórica" e o "resultado prático" do estilo de reportagem que ajudou a criar nos Estados Unidos. Três textos ensinam aos novatos o bê-a-bá do Novo Jornalismo, esse fantasma que atormenta o sono de todo repórter. Para o bem e para o mal, Tom Wolfe e seus comparsas criaram o jornalista-cabeça, o texto de grife, asas mecânicas para quem não nasceu passarinho, e a consequência disso é notada em toda redação de jornal impresso do planeta. Como tudo o que surgiu nos anos 60, o livro é rock'n'roll e delicioso. À geração futura só resta lamentar. Que tempo bom, que não volta nunca mais.

  • Uma análise um tanto angustiante da sociedade é o assunto de Desejo de Status (Ed. Rocco, 297 p.), escrito por Alain de Botton, de quem li apenas o bacaninha O Movimento Romântico. O livro divide-se em duas partes. Primeiro, de Botton apresenta as causas de frustrações na vida social e, em seguida, no modo como as pessoas resolvem estas questões. Alain de Botton é um autor inteligente, mas um dia eu ainda falo minhas bobagens acerca da literatura de auto-ajuda de luxo.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olívia, esta é a primeira vez que apareço no seu blogue. Shame on me -deveria tê-lo visitado muitíssimo antes. Comento como "anônimo" porque a fotinho do meu perfil do Blogger é, talvez, meio constrangedora e eu não quero queimar meu filme assim, de cara.

Só quero deixar uma sugestão de leitura (se não for novidade para você, please, ignore): ensaios do George Orwell. O homem era sensacional como ensaísta, muito melhor do que como romancista. A Companhia das Letras lançou recentemente uma coletânea de ensaios dele, "Dentro da Baleia"; mas, se você tiver acesso ao original, é sempre melhor (a edição Penguin dos "Essays" era relativamente fácil de achar na livraria Cultura). Abraços.

(Ruy Goiaba)

4:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olívia, esta é a primeira vez que apareço no seu blogue. Shame on me -deveria tê-lo visitado muitíssimo antes. Comento como "anônimo" porque a fotinho do meu perfil do Blogger é, talvez, meio constrangedora e eu não quero queimar meu filme assim, de cara.

Só quero deixar uma sugestão de leitura (se não for novidade para você, please, ignore): ensaios do George Orwell. O homem era sensacional como ensaísta, muito melhor do que como romancista, IMHO. A Companhia das Letras lançou recentemente uma coletânea de ensaios dele, "Dentro da Baleia"; mas, se você tiver acesso ao original, é sempre melhor (a edição Penguin dos "Essays" era relativamente fácil de achar na livraria Cultura). Abraços.

(Ruy Goiaba)

4:06 AM  

Postar um comentário

<< Home

Design: Marcio Caparica